Guia de Leitura: Aquaman - Parte 1


Muitos zoam o Aquaman, mas a verdade é que ele possui muitas HQs boas e é um dos personagens mais fortes da Liga da Justiça, então aqui, reuni para vocês uma lista que acredito conter algumas das melhores HQs do personagem e mais importantes cronologicamente, tudo isso para você, caro leitor, que gostaria de saber mais sobre o Rei de Atlântida, e conhecer suas HQs.

Vale lembrar também, que esse é um guia para quem não conhece nada do personagem, e que pretende conhecer, tem muitas HQs legais do Aquaman que poderiam estar aqui, mas eu tentem restringir ao máximo, para ajudar quem pretende ler apenas o mais importante...

Pré - Crise:

                      1 - A Morte do Príncipe (Aquaman #57 - #63)


Na década de 70, foi publicada a HQ A Morte do Príncipe, que logo virou um grande clássico do personagem, aonde o Aquaman não tem que lidar apenas com a morte de seu filho, mais também do assassino do mesmo, o Arraia Negra, que a partir dai se tornou um de seus maiores inimigos.

Eu acho importante que você leia essa HQ, porque de fato ela tem um grande impacto na cronologia do Aquaman antes de Crise nas Infinitas Terras (confira a nossa resenha), mas também porque é mais ou menos aqui que se inicia a rivalidade do Aquaman com o Arraia Negra, onde o vilão mata seu único filho ainda bebe.


Pós - Crise:

                                    2 - Aquaman #01 a #04 (1986)


No enredo dessa HQ, logo nos deparamos com o surgimento de 12 joias, todas com poderes, e distribuídas pelo mundo, sendo que de certa forma as joias causavam o equilíbrio de nosso planeta. Em uma batalha, a energia das joias são drenadas, e consequentemente abalam o equilíbrio da Terra.

Os dias passam e agora nos deparamos com o irmão do Aquaman explodindo Nova Veneza, destruindo o lar do herói e colocando a vida de muitos inocentes em jogo, porém o mesmo agora está mais forte, ele consegue espancar o Aquaman, com uma força incrível, nunca vista antes, quase matando o herói.

A partir dai, Vulko (o atual rei de Atlântida) fala a respeito de uma certa guerra, e pede que o Aquaman vá para Atlântida conversar com ele, para que possa lhe explicar o que estava acontecendo. A trama vai se desenrolando a partir desse ponto, de uma forma bem dinâmica, assimilando diversos pontos apresentados ao decorrer das edições, e formando uma história, e toda uma lógica por trás da mesma.

As HQs são escritas por Neal Pozner e tem os desenhos de Craig Hamilton. O enredo na minha opinião foi um dos pontos fortes dessa minissérie, os desenhos por outro lado são bons, porém não me agradaram muito em alguns aspectos. E por mais que a HQ seja bacana, ela não chega a ser nenhum clássico do personagem ou algo do tipo, porém eu recomendo que vocês leiam...

                  03 - Aquaman Ano Um: O Tempo e a Maré



Essa é uma das principais HQs que vocês precisa ler nesse guia de leitura! O Tempo e a Maré, é escrita por Peter David, tem os desenhos de Kirk Jarvinen, e é importante por mostrar o icônico encontro entre o Flash e o Aquaman pela primeira vez, e também por ser uma das grandes histórias de origem do personagem, mostrando ele como um bebe, crescendo até chegar a fase adulta, onde ele acaba se tornando um grande herói.

No começo da trama temos o Aquaman lendo sobre seus antepassados, e pensando sobre sua linhagem que era composta por vilões de Atlântida, e lunáticos. Com o tempo, Arthur fica pensando se é isso que realmente o aguarda, e pensando sobre esse determinado assunto, ele começa a criticar o fato de ser chamado de herói e se lembra da primeira vez que o chamaram assim.


A partir dai, somos apresentados a história de como o Aquaman e o Flash se conheceram, e de como o Aquaman virou um herói, e foi chamado assim pelo povo da superfície.

Depois dessa edição, temos mais três edições que se tratam de histórias um tanto diferentes, com sua origem, e etc... Em geral a HQ é muito boa e eu recomendo que corram atrás de lê-la, sendo que a mesma  é narrada de um jeito que me agradou bastante, onde temos o Aquaman escrevendo um livro com suas cronicas e relembrando das coisas que já passou.

                                 04 - A Lenda de Aquaman (1989)



Nessa HQ temos outra origem do Aquaman, dessa vez ele é mostrado como um bebe um tanto diferente dos demais, sendo que diferente dos Atlantes ele conseguia respirar dentro e fora da água. Por ter características diferentes, os Atlantes o deixaram para morrer, e sem ninguém para ajuda-lo, ele cresceu e sobreviveu como pôde.

Tudo isso, até que um dia, ele foi parar perto de um farol, onde o zelador do mesmo residia, e após algum tempo, ambos acabaram virando grandes amigos. Os anos se passam e Aquaman virara um adulto, porém enquanto tudo parecia normal, ao voltar da água, nosso herói se depara com seu velho amigo morto, e com uma carta para ele dizendo que peixes com membros humanos haviam passado por ali à procura dele, e que o falecido zelador estava impedindo ele de seguir seu caminho, a carta dizia também, que era para o Aquaman fazer o que precisava ser feito e que recebesse seu nome, Arthur Curry, como uma espécie de homenagem ao falecido amigo.

Após isso tudo, Arthur decide ir à procura da tal da cidade perdida de Atlanta, e depois de uma série de aventuras ele acabou por encontrá-la por acaso no fundo do oceano, porém ele não foi bem concebido, ele foi preso em um lugar chamado Aquário, onde foi "escravizado" e forçado a trabalhar em minas de sal, porém lá ele descobriu sua capacidade e boa parte de seus poderes.

A HQ é muito boa, e recomendo como uma das melhores origens do Aquaman.

                                                05 - Aquaman (1989)


Logo no começo da minissérie nos deparamos com Aquaman voltando da superfície depois de muito tempo longe de Atlântida, quando se depara com um posto avançado da cidade submarina destruído, e com sentinelas mortos no local. Quando vai a Atlântida conferir o que está acontecendo ele é capturado e acorda no Aquário junto com outros Atlantis, e por eles é explicado o que levou a tudo isso.

É dito que tudo aconteceu perante diversas desavenças no governo, um rei tolo assumiu o poder de Atlântida e logo quando a cidade começou a ser atacada, o exercito acabou por ficar em suas mãos, e sua má administração os levaram a perder a guerra, serem dominados e escravizados pelos invasores, e Mera foi mandada para um manicômio, alegando ter ficado louca após a morte de seu filho.

A partir desse ponto a história vai se desenvolvendo, e o Aquaman acaba desvendando certas coisas sobre os prisioneiros que estavam ali com ele, e nosso herói vai atrás de respostas e de libertar seu povo daqueles que os dominaram, sendo que enquanto tudo isso está acontecendo, ainda temos a Mera tentando encontrar o Aquaman, o que eu também achei bem interessante.

A minissérie é dividida em cinco edições, foi lançada em 1989 e eu recomendo que vocês leiam, pois a HQ é interessante e te prende a leitura na tentativa de entender o que está acontecendo, e qual o motivo dessa misteriosa dominação.


Então é isso, essa é a primeira parte do guia de leitura do Aquaman, a segunda parte será postada em breve! E não se esqueça de nos seguir no Snapchat (incomicverse), e curtir a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/intothecomicverse/), para ficar por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8