Crise Final - Resenha Crítica

Nome: Crise Final
Páginas: 348
Formato: Capa Dura/Mensal
Escritor: Grant Morrison
Desenhista: J.G. Jones; Carlos Pacheco
Reúne: Final Crisis #01-07
Nota: 8,2

Concluindo a última parte do especial das grandes e mais importantes Crises da DC Comics, que começou com Crise nas Infinitas Terras (confira aqui), Zero Hora: Crise no Tempo (confira aqui), Crise de Identidade (confira aqui) e Crise Infinita (confira aqui).

A Crise Final tinha inicialmente a intenção de ser a última crise do Universo DC, para assim dar um reboot em sua cronologia, mas não foi o que aconteceu, e a cronologia estendeu-se por mais alguns anos até finalmente à mega saga Ponto de Ignição em 2011. Em Crise Final, Grant Morrison começa seu grande trabalho sobre o Multiverso DC, mostrando diversos monitores, um Darkseid muito mais poderoso, e sem falar também que essa é a saga responsável pelo retorno de Barry Allen, o Flash da Era de Prata, para os quadrinhos.

Na trama, vemos Metron - o Novo Deus que tem todo o conhecimento do Multiverso - entregando ao homem primitivo, o fogo (que simbolizaria o conhecimento). Logo em seguida, já no presente, vemos Orion caído e desesperado tentando dizer algo, porém acaba morrendo. No mesmo instante, os céus ficam vermelhos (uma característica de todas as grandes Crises é que os céus ficam vermelhos), e há uma enorme ameaça sobre a Terra. Essa ameaça é Darkseid, que está usando a Equação Antivida para controlar pessoas na Terra e levá-los à escuridão. Darkseid está realizando isso junto com a Sociedade Secreta de Super-Vilões, que, como  o próprio nome sugere, é uma sociedade secreta composta por diversos super vilões, sendo comandada por Libra, que está a serviços de Darkseid.

Logo de início, a Sociedade Secreta de Super-Vilões comete um de seus piores atos: Libra assassina um grande personagem da DC, o Caçador de Marte, que também é um dos mais importantes membros da Liga da Justiça. Enquanto tudo isso está ocorrendo, um monitor conhecido como Nix-Uotan é exilado do Planetário dos Mundos* por tê-lo deixado sem supervisão, o que consequentemente resultou em um perigo eminente na Terra-51. 

* Planetário dos Mundos: lugar onde ficam confinadas as 52 Terras do Multiverso DC.

Um funeral é feito para J'onn J'onzz em Marte, e enquanto isso, Darkseid, junto à Sociedade Secreta dos Super-Vilões, continua planejando seus ataques. Em um de seus planos, o Cara de Barro se passa por Jimmy Olson e comete um atentado ao Planeta Diário, que por resultado acaba colocando Lois Lane em um coma com alto risco de morte. O coma de Lois Lane leva o Superman a uma missão através das Terras do Multiverso para derrotar Mandrakk, um antigo e maligno Monitor, tudo em troca da vida de sua esposa.

A premissa de Crise Final é realmente muito interessante, que é mostrar quando o Mal venceu. Durante a história, é citada uma guerra que aconteceu entre os Novos Deuses (Nova Gênese contra Apokolips), nas quais Darkseid e Apokolips saíram vitoriosos, e essa suposta vitória teria destruído completamente os Novos Deuses, forçando alguns deles a se fundirem à Equação Anti-Vida e reencarnarem em corpos humanos. Após uma suposta destruição da Muralha da Fonte, Darkseid mata seu filho, Orion, com uma bala feita para matar Deuses, mas sem chances de sobreviver, Darkseid teve que se unir à Equação, ir à Terra e, através dos serviços de Libra, criar o Dark Side Club para reunir grandes vilões da Liga da Justiça com a intenção de fazer com que eles não atrapalhem em sua grande investida. 
 
Em Crise Final, vemos algumas mortes chocantes e revelações de antigos personagens, eu particularmente gosto da história, não é uma das melhores, mas é bem escrita, o maior problema dela é a grande viajada que Grant Morrison dá, sendo que é um material que não se suporta por si mesmo, dependendo de diversas outras leituras e um grande e amplo conhecimento do Universo DC. Muitas páginas são extremamente confusas devido ao vocabulário usado pelos Monitores, e também pela forma na qual Morrison retrata o Multiverso, já algumas outras páginas aparecem sem explicação nenhuma, fazendo com que o leitor tenha que associar o que está acontecendo. Tirando a parte da grande confusão, depois que se entende a história, você consegue perceber o que Grant Morrison quis passar. Essa é a única Crise que não recomendo para qualquer leitor, e sim apenas àqueles que realmente gostam da DC Comics e já leram diversas coisas da mesma.


Bom pessoal, esse é o fim dos especiais das Crises da DC, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Escrever comentários
3 de agosto de 2017 10:42 delete

(OfF Topic): Eu gostaria de fazer parceria entre blogs. O meu é o http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br/
Aguardo resposta lá pelo meu blog, ou por aqui. Descobri agora pouco esse blog, e tô gostando do que tô lendo.

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8