Guia de Leitura: Capitão América - Parte 2



Então pessoal, continuando da primeira parte do guia do Capitão América (veja aqui), vamos à segunda parte do guia de leitura:

10 - Capitão América - Ameaça Vermelha (2006)


Após o Soldado Invernal, Steve Rogers descobre que seu recém reencontrado parceiro, Bucky Barnes realmente está de volta, o que leva o nosso grande Capitão América à Inglaterra, o que o faz lutar ao lado de dois ex-colegas Invasores, Spitfire e Union Jack, para impedir que o Caveira Vermelha arrase Londres com um pesadelo dos tempos da Segunda Guerra Mundial, para isso, porém, ele terá de enfrentar inúmeras ameaças, como o novo Grande Mestre, Ossos Cruzados e Pecado, a insana filha do Caveira Vermelha!

Ameaça Vermelha dá continuidade de onde para o arco O Soldado Invernal, sendo publicado nas edições de Captain America Vol 5 #15-21 entre Abril e Outubro de 2006. No Brasil foi publicado pela Editora Panini em Os Poderosos Vingadores nº 38 a 45 em 2007, e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 02.

11 – Capitão América – Tambores de Guerra (2006)


Esse é um pequeno e rápido arco do personagem, se passa antes e durante o evento Guerra Civil, mais especificamente até sua batalha com Homem de Ferro na edição #03.

Escrito por Ed Brubaker e com arte de Mike Perkins o arco oferece respostas para a posição do Capitão na série principal da editora, que estava sendo publicada paralelamente aos títulos mensais, e acrescenta coisas que estavam acontecendo naquele momento, tornando tudo relevante para o personagem. Maria Hill, a diretora da SHIELD, avisa à agente 13 (Sharon Carter) da posição de seu ex-namorado sobre a Lei de Registro e a recruta para traí-lo para uma armadilha!

É um quadrinho que eu realmente recomendo ler, juntamente com a saga Guerra Civil. Foi publicada nas edições de Captain America Vol 5 #22-24 entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007. No Brasil foi publicado nas páginas de Os Poderosos Vingadores nº 46 a 48 em 2008 e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 03.

12 - Guerra Civil (2006-2007)

 
Esse quadrinho está servindo de base para o mais recente filme, na qual toda a história se desenvolve até esse ponto em específico. Em Guerra Civil, o Governo não quer mais que os heróis fiquem escondidos pois gera uma grande preocupação em relação à população, pois os mesmos não vivem mais na década de 40, sendo que agora mudou-se a nova geração, e o que disparou o evento foi uma grande explosão causada pelos Novos Guerreiros durante um reality show que foi causada por Nitro, matando centenas de pessoas que estavam no local. Após esse incidente o Governo decide que os mascarados teriam que aderir a uma Lei de Registro de Superhumanos, para que se responsabilizassem por seus atos, e o Homem de Ferro é o que mais concorda e fica ao lado da tal lei, com Peter Parker ao seu lado, que já o apoiava a muito tempo. Capitão América no entanto não concorda com uma lei para registrar pois isso colocaria em risco a vida das pessoas que eles amam, devido à essa dupla identidade que coloca principalmente seus entes queridos como alvos.

Em resultado à essa divergência de opiniões, divide-se o Universo Marvel entre os que ficam ao lado do Capitão América contra a Lei de Registro e os que ficam ao lado de Stark, apoiando tal lei, o que causa um enorme conflito com um final trágico e chocante para ambos os lados.

Guerra Civil é uma das melhores sagas que já li da Marvel, recomendo para que todos leiam, é um arco realmente muito bom, escrita por Mark Millar e com as artes de Steve McNiven, Guerra Civil foi publicada originalmente em Civil War #01 a 07 entre Julho de 2006 e Janeiro de 2007, sendo publicada no Brasil pela Editora Panini em Guerra Civil nº01 a 07 entre 2007 e 2008, e no encadernado Marvel Deluxe: Guerra Civil. Pode também ser encontrada na Coleção de Graphic Novels Marvel da Salvat nº 19.



13 - Capitão América - A Morte do Sonho (2007)

  
A Morte do Sonho é um famoso arco do Capitão América, sendo continuação direta dos eventos que se passam após o fim da Guerra Civil, e como podemos ver logo de início, temos a morte do Capitão América. A capa da edição 25 de Captain America Vol 5 é bem conhecida principalmente pela morte do personagem, e aqui inicia-se toda a trama na qual há um mistério de quem assassinou Steve, o porque, e quem é que vai assumir o manto do Capitão América de agora em diante, em um excelente arco de história escrito por Ed Brubaker.

Capitão América A Morte do Sonho foi publicado nas edições de Captain America Vol 5 #25-30 entre Abril a Novembro de 2007. No Brasil foi publicado pela Editora Panini nas páginas de Os Podersoso Vingadores Nº 49 a 55, e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 03.

14 - Capitão América - O Fardo do Sonho ( 2007-2008)


O capitão América está morto. O Caveira Vermelha e o psiquiatra megalomaníaco Dr Faustus manipularam Sharon Carter, antiga agente 13 da SHIELD, a tirar a vida do homem que amava.
Bucky, o conhecido parceiro do capitão, tem buscado vingança no homem que ele acha ser o responsável pela morte de Steve Rogers. Após escapar do Caveira Vermelha com ajuda de Sharon Carter, Bucky é imediatamente preso pelo falcão e Viúva Negra e levado a Tony Stark, conhecido como Homem de Ferro, agora Diretor da SHIELD, Tony mostra a Bucky uma carta que Steve Rogers escreveu antes de sua morte, pedindo ao Homem de Ferro para cuidar de Bucky e manter o Capitão América vivo. Bucky concorda em substituir Steve Rogers e ir atrás do Caveira Vermelha. Porém Aleksander Lukin, que secretamente dividia a mente com o Caveira Vermelha, aparentemente morreu em um acidente de avião.

Capitão América – O Fardo do Sonho foi publicado nas edições de Captain America Vol 5 #31-36 entre Dezembro de 2007 e Maio de 2008, sendo publicado no Brasil pela Editora Panini em Os Poderosos Vingadores nº 57 a 63 entre 2008 e 2009, e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 4.

15 - Capitão América - O Homem que Comprou a América (2008)


Continuando direto do Fardo do Sonho, aqui temos procedimento no grande arco de Ed Brubaker no quinto volume do título do Capitão América.
Bucky Barnes agora está fazendo o máximo possível para carregar o legado de Steve Rogers como o novo Capitão América, porém há uma divergência de opiniões em relação à essa decisão principalmente envolvendo Tony Stark que prometeu nunca deixar alguém utilizar o manto de Steve Rogers, e tal decisão também é recusada por membros da S.H.I.E.L.D.

As coisas iam de mal à pior para Bucky, e oara complicar mais ainda a situação, o Caveira Vermelha acaba por concretizar uma jogada muito inesperada diretamente no coração da América, na qual ele pretendia transferir sua consciência para o corpo do filho de Sharon Carter, e claro, o grande vilão também tem um político chamado Gordon Wright, que é mais um fantoche do mesmo, na qual consegue tornar-se um dos principais candidatos à presidência do país, fazendo com que o Caveira Vermelha elevasse o país diretamente à um policiamento de estado controlado por ele.

Capitão América - O Homem que Comprou a América foi publicado nas páginas de Captain America Vol 5 #37-42 entre Junho e Novembro de 2008, no Brasil foi publicado pela Editora Panini nas edições de Os Poderosos Vingadores nº 64 a 64 em 2009 e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América nº 04.

16 - Capitão América - A Flecha do Tempo (2008-2009)


Continuação direta do Homem Que Comprou a América, logo de início vemos que Bucky sobreviveu ao seu primeiro grande desafio como Capitão América, mas agora um vilão de seu passado (tanto o Bucky, da Segunda Guerra Mundial, quanto como o Soldado Invernal durante a Guerra Fria) chega aos Estados Unidos.

Agora, o novo Sentinela da Liberdade precisa encarar seu passado enquanto tenta encontrar seu lugar no presente. E, no aniversário da morte de Steve Rogers, nada mais justo do que rememorar alguns dos grandes feitos do herói e os valores que ele defendia. Mas será que Steve está realmente morto? Sharon Carter vem tendo sonhos com a morte de seu grande amor e com o tempo em que ficou sob o controle do Dr. Faustus, e tais sonhos que trazem à tona segredos perturbadores sobre o dia em que o Capitão América morreu! 

Capitão América - A Flecha do Tempo foi publicado nas edições de Captain America Vol 5 #43 -50 + Captain America Vol 1 #600 e 601, publicados entre Dezembro de 2008 e Setembro de 2009. No Brasil foi publicado em Os Poderosos Vingadores Nº 69 a 75, entre 2009 e 2010, e também foi publicado no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 05.

17 - Capitão América – Renascimento (2009-2010)


O Capitão América está morto. Encerrada a Guerra Civil dos super-heróis, Steve Rogers entregou-se às autoridades, mas acabou assassinado nas escadarias do tribunal a caminho de seu julgamento. Porém, Sharon Carter, sua namorada e suposta assassina, supera as manipulações mentais que sofreu nas mãos do Dr. Faustus e descobre que as notícias sobre a morte de Steve podem ter sido exageradas, sendo tudo parte de um plano maligno do Caveira Vermelha para tomar o corpo e a identidade do maior herói da América para si.

Com essa chocante descoberta, surge a esperança: Será possível recuperá-lo? Steve Rogers está vivo? Enquanto os heróis se unem para sair em seu resgate, o Sentinela da Liberdade viaja pelo tempo, revivendo dolorosamente cada grande vitória e derrota de sua história, numa jornada que reitera o valor de seus sacrifícios e a grandiosidade dos seus atos, e tudo é contado com o roteiro de Ed Brubaker e com a incrível arte de Bryan Hitch, que torna a experiência muito mais divertida.

Capitão América – Renascimento foi publicado em Captain America Reborn #01-07 entre Setembro de 2009 e Março de 2010. No Brasil foi publicado pela Editora Panini em Os Poderosos Vingadores Nº 78 a 84 entre 2010 e 2011, e também no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América Nº 06.

18 - O Cerco (2010)


O Cerco foi uma mega-saga do Universo Marvel publicada em 2010 envolvendo diversos títulos da editora, e é uma saga realmente muito importante para o Capitão América pois é nela que vemos Steve Rogers realmente definido como o Capitão América, e na trama, temos o reinado sombrio de Norman Osborn, direto do MARTELO, chegando ao fim, e então o mesmo declara guerra à Asgard, e isso necessita urgentemente da reunião dos Vingadores originais, pois literalmente a Terra entra em guerra com Asgard.

O Cerco foi publicado em The Siege Vol 1 #01 a 04 entre Março e Junho de 2010, sendo publicada no Brasil pela Editora Panini em O Cerco nº 01 a 04 em 2011.

Bom, é isso aí pessoal, teremos mais guias de leitura em breve, esse aqui é apenas para quem quer se situar na cronologia do personagem agora que o filme está por perto, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8