Batman vs Superman - Crítica COM SPOILERS


Como dito na critica sem spoilers, (veja aqui), eu também faria uma crítica com spoilers do filme, e aqui irei dar minha opinião em relação à diversos momentos do filme, então se você não assistiu e não quer saber absolutamente tudo sobre o mesmo, PARE DE LER AGORA!

                         ALERTA DE SPOILERS

No início do filme vemos a grande cena de introdução da morte dos pais de Bruce Wayne, logo após vemos uma cena na qual Bruce cai em um buraco durante o funeral, e encontra uma caverna, nesta cena é colocado para o público o grande “nascimento” do Batman de uma forma dramática e com uma música de fundo. Eu particularmente gostei muito dessa cena, Martha Wayne (Lauren Cohan, a Maggie de The Walking Dead) nos mostra a clássica cena de Batman O Cavaleiro das Trevas, onde o colar de pérolas cai durante sua morte, e vemos Thomas Wayne (Jeffrey Dean Morgan, o Comediante de Watchmen) em suas últimas palavras dizer o nome de sua esposa, e essa cena ficou marcada na vida do jovem Bruce Wayne, fator importante para a resolução do conflito entre os 2 grandes heróis. Eu pensaria que mostrar novamente a morte dos pais do Batman seria algo desnecessário do filme pois claro, todos conhecem sua origem, mas Zack Snyder conseguiu transmitir de uma forma muito interessante, o que eu gostei muito.

Após isso veio uma cena que realmente me impressionou, 18 meses depois, vemos Bruce no meio de Metrópolis durante a batalha entre Superman e Zod, e Snyder reproduziu a batalha EXATAMENTE idêntica ao Homem de Aço, só que do ponto de vista das pessoas que estavam nas ruas, por exemplo, a cena da nave que Superman destrói é mostrada de outro ponto de vista, a cena que a nave Kryptoniana atinge a Máquina Planetária é mostrada através da visão das pessoas que apenas acompanham de longe, e claro, um dos funcionários de Bruce, Jack, estava no mesmo prédio que Superman colide após iniciar sua batalha com Zod, e todos acabam morrendo. Bruce ao salvar uma garotinha percebe que o Superman realmente é muito perigoso, sendo que o mesmo está passando por tudo durante a batalha. Eu achei essa cena simplesmente sensacional, ela tem o mesmo tema do Homem de Aço porém adaptado, e faz com que quem tenha assistido ao filme tenha a sensação de estar vivenciando aquilo, para mim uma das melhores cenas do filme.

Durante o longa, vemos o desenvolvimento de ambos os heróis, e eu achei demais, pois vemos Clark quase desistindo de sua vida como Superman, pois cada ação que comete, acarreta em uma reação pior, como por exemplo ao salvar a vida de Lois no Saara, acaba sendo acusado de assassinato, quando vai depor no Congresso e sofre um atentado, que por falta de atenção do mesmo, deixou indiretamente diversas pessoas morrerem, então veio a frase que eu adorei na qual ele diz “Todas as vezes em que eu pensava estar aqui para fazer o bem, o Superman nunca foi real. É apenas o sonho de um fazendeiro do Kansas.” E Lois complementa dizendo “Esse sonho é tudo que algumas pessoas têm. Tudo que lhes dá esperança.” Eu achei essa cena muito interessante pois aqui vemos o lado humano de Clark Kent, onde o mesmo se encontra em uma crise de consciência, o que é algo que ocorre diversas vezes nos quadrinhos.

Muitos estão criticando Henry Cavill como Superman, mas em minha inútil opinião, o cara fez um Superman muito bom, com conflitos pessoais que mostram seu lado humano, e também seu lado “divino”, na qual ele é muitas vezes tratado como um Deus, e esse filme prova exatamente que até mesmo um Deus pode cair, outra coisa interessante é como o longa quer mostrar que mesmo o Superman não pode ser sempre bom, mas claro, sempre há uma escolha.

Partindo para o Batman, não tenho palavras para descrever Ben Affleck como Bruce Wayne, o cara simplesmente arrasou. Vemos um Bruce Wayne interessante, mais velho que já apresentado antes nos cinemas, e com uma personalidade muito boa que me agradou bastante. Mas eu acho que Ben Affleck fez melhor em seu papel como Batman do que como Bruce, pois nós vemos um personagem que chega parecer ter saído de um filme de terror, como em sua primeira aparição, o que é aquilo? O modo na qual ele luta é demais, a violência nesse filme é um ponto forte pois a forma que é mostrada é diferente de qualquer outro filme do Batman, ele não bate nos bandidos, ele esmaga! A cena com o Batmóvel para mim ficou sensacional, enquanto uns reclamaram ser muito CGI, eu já achei muito boa a combinação de CGI com elementos reais, como diversas explosões que são de verdade. E sem falar que o design do Batmóvel está sensacional também.


Vamos então para um dos grandes vilões, Lex Luthor, eu achei o cara demais, representou bem o Luthor dos quadrinhos, um cara que mesmo sendo apenas um humano, consegue levar o Superman à loucura com sua tremenda inteligência (o cara é um dos mais inteligentes da DC), e a visão dos quadrinhos é um homem um pouco mais velho que o do filme, muito sério, mentiroso, manipulador, muito mal e inteligente. No filme vemos um Luthor mais jovem, com um tom irritante que é o proposital, ou seja, ele faz palhaçadas para você realmente não rir, sem contar diversas frases que para mim foram demais como a que já havíamos visto nos trailers “Você sabe qual a mentira mais antiga do país Senadora? É que o poder pode ser inocente!”. No final do filme, você passa a odiá-lo, pois a trama toda acontece por culpa dele. Luthor é o responsável pelo grande conflito entre os 2, pela criação do Apocalipse, e claro, talvez pelo futuro vilão do Universo DC nos cinemas!


Por último vamos para a Mulher-Maravilha, sendo que não há muito o que comentar da mesma, ela aparece como Diana Prince em alguns momentos do filme, primeiramente em um evento na casa de Lex Luthor na qual Bruce também vai para roubar dados importantes do servidor da LexCorp, então ela rouba os dados de Bruce. Ela reaparece em outro evento, na qual foi exibido na internet onde ela diz à Bruce que ele nunca conheceu uma mulher como ela. Gal Gadot está incrível em sua atuação como Diana Prince, passando um clima de uma mulher inteligente, misteriosa e claro, que não é bom mexer. No final ela aparece como Mulher-Maravilha, tendo pouco tempo de ação, apenas bem no final, mas isso serve apenas para nos deixar loucos para seu filme solo, pois a Mulher-Maravilha lutando é uma das melhores coisas do filme, 100% igual á Amazona dos quadrinhos, e o mais empolgante é que durante um super golpe recebido, a mesma dá risada como se estivesse tendo a maior diversão possível, ou seja, Gal Gadot (que eu estou defendendo desde 2014 quando saiu seu visual) foi demais, uma das melhores coisas do filme! 

Chegando o momento da grande batalha, muitos não gostaram dos motivos que levaram os 2 à briga, mais quais foram eles? O motivo de Batman foi pela grande ameaça que Superman representa desde o momento em que estava em Metrópolis, quando seu amigo morre e claro, quando a cidade foi totalmente dizimada, Bruce vem tendo diversos pesadelos com um futuro na qual Superman dominou tudo, mas chegaremos aí depois. Além do ódio pela ameaça que Superman representa, Lex Luthor consegue manipular bem os 2 heróis,  enganando Bruce fazendo-o pensar que Superman estava chamando-o para a guerra, e claro, Superman já não gostava dos métodos do Batman, e o primeiro encontro com o vigilante foi um tanto quanto desagradável, com a famosa cena do “Você sangra? Vai sangrar!”, o que aumentou mais ainda o ódio do Homem Morcego. Mas o pior de tudo, vocês lembram da cena que Zod ameaça a mãe de Clark em O Homem de Aço? Sim? Então, lembra da reação do mesmo? Então meus caros, Luthor sequestra Martha Kent, a tortura e mantém presa em um galpão abandonado, mostrando as fotos para Clark, e dizendo que se ele não for até lá e matar o Batman, ela será morta. 

Batman em sua armadura criada para enfrentar Superman, totalmente fiel à criada por Frank Miller em O Cavaleiro das Trevas.

Batman já havia se preparado para o combate, e o mesmo havia roubado a Kryptonita de Lex Luthor, que havia conseguido a pedra radioativa com o intuito de que Batman a roubaria, ou seja, ele pensou em absolutamente tudo. Superman tenta conversar com Bruce mas o mesmo não o deixa falar, então começam a se espancar, e meus amigos, a cena entre os 2 heróis brigando é sensacional, claro que o Batman usa kryptonita para enfraquecer o Kryptoniano, é a única maneira de lutar de igual para igual. Bataman vence e quase mata Superman, mas o mesmo grita para que Bruce salve Martha, e isso faz o mesmo ter um descontrole por ele ter mencionado o nome, Lois chega ao local e diz que Luthor sequestrou a mãe de Superman e está ameaçando-a, então Batman promete salvá-la, a partir desse momento passam de inimigos para aliados. Muitos não gostaram dessa rápida revira volta que fez os 2 ficarem amigos, mas eu gostei muito, pois Batman não gostava do Superman pois pensava que ele poderia enlouquecer e representa uma ameaça, mas ele não sabia que Clark possui um lado humano, e quando ele percebe que o mesmo possui uma mãe que está prestes a ser assassinada por alguém que forjou o embate entre os 2, Bruce consegue enxergar que Superman não é representa a ameaça que ele pensava, fazendo-o ter um certo juízo para salvar sua mãe.

Formação da Trindade.

Ao final do filme, temos a grande e épica batalha final, onde Luthor desde que conseguiu o corpo de General Zod no início do longa, estava trabalhando para construir algo que pudesse acabar com o Homem de Aço, e ele consegue, após Superman recuperar suas forças, ele encontra o vilão maquiavélico, e então se depara com um monstro enorme, super-poderoso e fora de controle, no mesmo instante Batman salva Martha Kent. Superman tenta batalhar com Apocalipse, mas leva uma surra feia, então ele tenta levar a criatura para o espaço, sendo ambos atingidos por um míssil nuclear, e meus amigos, Snyder reproduz a cena de Batman o Cavaleiro das Trevas na qual Superman fica todo acabado da explosão nuclear, e ficou linda a sequência. Apocalipse cai na Terra e então Batman tenta atraí-lo para a cidade, pois é lá que está a lança de Kryptonita que ele iria usar parar matar Superman. Ao leva-lo para Gotham, o mesmo manda uma rajada de energia e quem aparece para salvá-lo? Sim, a nossa grande Princesa das Amazonas, Mulher-Maravilha. Então meus caros, Superman se recupera e no chega na Terra, onde vemos a cena mais épica de um filme de super-heróis: Batman, Superman e Mulher-Maravilha juntos na tela (imagem acima), e então resta apenas aproveitar uma tremenda batalha entre os 3, que resulta na morte do Apocalipse...e do Superman! Sim, durante a investida de Superman com a lança de Kryptonita sobre Apocalipse, o mesmo perfura seu peito com um de seus espinhos. O final para mim em relação ao roteiro é muito corrido, sendo que os eventos começam a acontecer muito rapidamente, e é um dos poucos problemas do filme em minha opinião, mas tomara que Zack Snyder corrija esse erro na versão estendida.

Realmente no final eles abusam no uso de CGI (Imagens geradas por computador), mas isso não é algo que me incomoda em absolutamente nada, pois não é possível fazer uma batalha dessa escala com muitos elementos reais, o final é muito bom apesar de muito corrido, os eventos começam a se desorganizar um pouco, mas eu gostei muito do modo que Zack Snyder trabalhou com o desenvolvimento dos 2 personagens e deixou diversas portas abertas para o filme do Flash, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Aquaman e claro, a grande Liga da Justiça. Sobre a morte de Superman, Snyder já disse em uma entrevista que ele voltará (é óbvio, ele não deixaria o Superman morto logo de cara no Universo Estendido da DC Comics).

Apocalipse.

É isso aí pessoal, eu como um grande fã da DC Comics, do Superman, do Batman e da Mulher-Maravilha amei o filme, ele é realmente MUITO fiel aos quadrinhos, temos MUTAS referências e uma grande adaptação de Batman O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, uma adaptação de A Morte do Superman, temos referências à Superman Paz na Terra de Alex Ross, até mesmo da revista Superman #247 chamada "Must There Be A Superman?" (É preciso haver um Superman?) na qual é o mesmo nome de uma das trilhas. Temos referências à Superman Entre a Foice e o Martelo combinado com Injustice, temos diversas referências à Darkseid, e claro, uma cena na qual vemos o Flash voltar dizendo à Bruce que "Lois Lane é a chave", o que pode significar muita coisa, como o que esclarece a inimizade entre os dois heróis. Eu gostei muito do modo que Snyder dirigiu, das questões políticas presentes no filme, dos efeitos especiais, o problema mesmo para mim é um pouco do excesso de informações que são apresentadas, que na verdade não foi muito bem organizada no filme do filme, acredito eu que por causa da duração, vamos torcer para que a versão Ultimate Cut corrija isso, pois teremos mais meia hora de filme. Eu recomendo que todoas assistam esse que pra mim foi um grande épico, obrigado Zack Snyder, você conseguiu fazer esse fã muito feliz!  

 Então é isso, eu recomendo que assistam. E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8