Crise nas Infinitas Terras - Resenha e Opinião

Nome: Crise Nas Infinitas Terras
Páginas: 496
Ano de lançamento:1985
Formato: Capa Dura
Escritor: Marv Wolfman
Desenhista: George Pérez
Reúne: Crisis On Infinite Earths #01-12
Nota: 9,6





Bom, todos aqueles que acompanham o blog sabe que sou um grande fã da editora DC Comics, e que Crise Nas Infinitas Terras é um dos quadrinhos mais citados aqui, não apenas devido à sua importância mas também devido à qualidade da mesma, sendo considerado por mim e diversos leitores como um dos maiores clássicos da editora. Então decidi fazer um especial de 5 resenhas apenas para as grandes crises da DC Comics (Crise Nas Infinitas Terras, Zero Hora: Crise no Tempo, Crise de Identidade, Crise Infinita e Crise Final), que serão postadas em ordem, vamos lá então!

Antes de contar brevemente do que se trata a trama, vamos dizer o motivo desse quadrinho ser criado. Na revista nº 123 do Flash de 1961, a DC Comics introduziu aos leitores o conceito de MULTIVERSO, que seriam infinitos números de Universos Paralelos que coexistiam, porém cada um com uma vibração diferente. Através dos anos a editora explorou muito esse conceito, fazendo diversos crossovers, como em Liga da Justiça 21 e 22 onde a Liga da Justiça da Terra-1 encontra-se com a Sociedade da Justiça da Terra-2. O motivo da criação de Terras paralelas foi devido à entrada da Era de Prata dos Quadrinhos, nas quais foi feita uma reformulação nos personagens da editora, mas como ela não queria simplesmente apagar o que foi escrito na Era de Ouro (1934-1956), então ela estabeleceu que os heróis da Era de Ouro (Sociedade da Justiça) estariam vivendo na Terra-2, enquanto os heróis atuais seriam os da Terra-1.

Foi um sucesso a criação do Multiverso, porém após um tempo começo a tornar-se um problema, pois a editora começou a depender demais do uso dele em seus quadrinhos, sendo que eventualmente haviam personagens de outras terras na nossa, e isso acabou deixando muita gente confusa, e a cronologia em si começou a ficar abstrata, fazendo com que toda a cronologia da editora necessitasse urgentemente de algo para fixar novamente, e trazer de volta os leitores. E foi aí que a DC teve uma de suas maiores sacadas até hoje, a Crise Nas Infinitas Terras.

Na trama, começamos ver a Terra-3 (lar do Sindicato do Crime, a versão maligna da Liga da Justiça) sendo completamente destruída por uma grande onda de antimatéria, e então temos a breve aparição de Pária, um homem estranho que aparece toda vez que um mundo está prestes a morrer. Alexander Luthor da Terra-3, que é um herói, manda seu filho Alexander Luthor Jr. em um foguete para uma outra Terra em seus últimos instantes, até que tudo desapareça.

Logo após começamos a ver uma grande convocação feita pela Precursora (Lyla Michaels) de diversos heróis de diversas terras paralelas para se reunirem, a pedido de um chamado urgente do Monitor, um ser super poderoso responsável por observar os eventos do multiverso. O Monitor então explica a situação para todos que se encontram, dizendo que há algum ser mandando uma onda de antimatéria para destruir todo o Multiverso, ficando cada vez mais poderoso, já que o mesmo já destruiu muitos mundos, e então os heróis se unem para conseguir construir uma torre a pedido do Monitor para evitar a onda de antimatéria. Descobre-se então que o responsável pela morte de diversos mundos é um ser super poderoso chamado Antimonitor, um vilão mortal do Monitor, em que viveu em guerra por um milhão de anos. Mas ainda há algo mais estranho, quem é o Pária? Por que ele sempre aparece quando alguma Terra está prestes a morrer? 

Algo mais estranho é o suposto desaparecimento de Barry Allen, que começa a reaparecer momentaneamente e desaparece novamente, o que está acontecendo com o Flash? 

Crise nas Infinitas Terras foi o primeiro quadrinho que eu peguei para ler, na época eu não conhecia nada de nenhuma editora, mas eu quis começar pela DC Comics, e após muito pesquisar, vi que todos sempre elogiaram demais essa HQ, então eu resolvi ler, e eu simplesmente adorei todo o conceito de terras paralelas, reunião de diversos heróis, e etc... Sendo o meu primeiro quadrinho e o que me motivou a entrar no mundo das HQs, considero Crise Nas Infinitas Terras a minha HQ favorita, e por isso sempre recomendo ela para os leitores.

O roteiro de Marv Wolfman é muito bom, ele trabalha com diversos assuntos em um quadrinho só, no começo é meio confuso pois não há uma explicação para tudo que está acontecendo, mas após seguir a leitura tudo começa a ser explicado, e quando você entende a saga, vê realmente a loucura que ocorre na trama, sem falar também da arte de George Pérez que é impecável, ele consegue desenhar diversos personagens em uma página, o que acrescenta muito mais ao seu trabalho, como podemos ver também em Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais.

Eu sempre recomendo essa HQ para quem quer iniciar no Universo DC, pois é o melhor ponto de partida, já que Crise Nas Infinitas Terras foi a responsável pelo Reboot de 1986, que nos trouxe uma reformulação totalmente diferente dos personagens tais como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Liga da Justiça e etc... Sendo que diversos clássicos de atualmente vieram desse reboot, como O Homem de Aço de John Byrne, Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais de George Pérez, Batman: Ano Um de Frank Miller, Lanterna Verde: Amanhecer Esmeralda, entre outros clássicos. Bom, para resumir, recomendo muito essa HQ para qualquer tipo de leitor, não irá se decepcionar lendo essa obra.

Felizmente a Panini relançou recentemente essa edição em um encadernado de luxo que vocês podem conferir clicando aqui: (http://goo.gl/qB3H7U).

Fique por dentro e confira as próximas resenhas que virão sobre as Crises, seguindo de Zero Hora: Crise no Tempo, Crise de Identidade, Crise Infinita e por último, a grande Crise Final.


E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Escrever comentários
Unknown
AUTOR
23 de janeiro de 2016 às 13:17 delete

realmente e uma otima serie

Responder
avatar
Roger
AUTOR
25 de janeiro de 2016 às 12:45 delete

O desenhista de Crise nas Infinitas Terras é o fantástico George Pérez. Mike Mignola não tem nada a ver com essa saga.

Responder
avatar
3 de fevereiro de 2016 às 03:37 delete

Cara, realmente cometemos um erro no início da postagem ao colocar Mike Mignola, esse aí é o da Odisseia hahaha obrigado por nos avisar!

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8