Guia de Leitura: Superman - Parte 2

Agora estamos aqui para a segunda parte das HQs mais importantes para entender a cronologia do Superman, sendo clássicas ou não.
Nesta publicação falarei da fase Pós-Crise do personagem, ou seja, de 1986 até 1999 e depois da fase da década de 2000 até 2011 com o início dos Novos 52! Tentarei fazer mais resumido pois o conteúdo é muito maior agora devido ao número grande de sagas que ocorreram.

Então vamos ao que interessa...


                                                             PÓS-CRISE


                         Crise Nas Infinitas Terras #1-12 (1985)

 A grande Crise pra mim é o pontapé inicial para alguém que quer ler sobre determinado personagem e entender sua cronologia, sendo muito importante por juntar vários heróis de universos diferentes como Superman da Terra-1, Superman da Terra-2, etc. Essa HQ altera e muito na história de vários personagens porém em 2 personagens especificamente, que é o Flash Barry Allen que morre para salvar as Terras que estão sendo destruídas e o Superman, que perde sua prima após a tentativa dela de proteger o primo de uma rajada de antimatéria.
No fim da saga, o Multiverso acaba e as 5 Terras remanescentes são fundidas em apenas uma, chamada a Nova Terra.

                                
                                              Superman : O Homem de Aço #1-6 (1986)

Essa é a clássica origem do Superman escrita por John Byrne, onde ele reduz os poderes do Superman totalmente, humanizando o personagem e transformando sua origem em uma grande história que deve ser lida por todos os fãs do Superman.
Agora, ele só pode voar um pouco mais rápido que o som, sua força não levanta nem metade de um planeta, e suas histórias e desenhos melhoram muito. Byrne mudou o conceito de Superman em toda a fase que escreveu a revista do personagem.

                
                                                                  Lendas #1-6 (1986)

   
A primeira saga que ocorreu após a Crise Nas Infinitas Terras foi Lendas, que conta a primeira vez que todos os heróis se encontraram pela primeira vez para enfrentar ameaças de Darkseid à Terra, é muito importante não só para a cronologia do Superman mas para todo o Universo DC em si.          




                                         Superman vol 2 #1 e 2 (1987)


A primeira edição não é algo marcante, porém é a primeira edição do volume 2 da revista Superman, então conta e a edição 2 mostra quando Lex Luthor quase descobre a identidade do Superman.
Porém Luthor desiste da ideia pois ele pensa que nunca que um homem com os poderes do Superman iria se esconder entre os ''meros humanos''.

                              

                   Superman vol #3, Adventures of Superman #426, Action Comics #586 (1987)  
   

 Os 3 números citados se passam durante a saga Lendas, mais precisamente entre as edições 4 e 5, e mostra a primeira vez que Superman enfrentou o Darkseid, um dos maiores vilões de todo o Universo DC.


                            Superman vol #8, Action Comics 591, Legion of Super Heroes #38 (1987)

Aqui no Brasil esse arco em 3 partes foi chamado de A Saga do Superboy. John Byrne deixou claro que na nova continuidade, o Superman nunca foi o Superboy e que ele foi REALMENTE o último sobrevivente de Krypton, mas para não acabar com o antigo Superboy, ele cria o Universo Compacto, que não é uma Terra Paralela, mas um universo separado e feito de protomatéria, e lá estaria esse Superboy e a futura Supergirl.


                                                          Mundo de Krypton #1-4 (1987)
  John Byrne não apenas refez totalmente as histórias do Superman, como ele também refez Krypton e suas origens e feitos em uma minissérie em 4 partes chamada O Mundo de Krypton. Mais tarde foi feita uma versão de Mundo de Metrópolis e Mundo de Smallville.


                                                        Superman vol 2 #16 e 18 (1988)
 Na edição 16 não há quase nada de importante, a não ser pela última página que mostra uma suposta Supergirl caída, e na edição 18, chamada Retorno à Krypton, Byrne faz uma homenagem refazendo a clássica história de Superman #141 de mesmo nome, na qual Superman volta ao seu planeta e conhece seus pais.

                                 Superman vol 2 #21,22 e Aventuras do Superman #444 (1988)

                 
 Para mim um dos melhores arcos de John Byrne, chamado ''Vidas Paralelas Se Encontram No Infinito'' que mostra a origem de uma nova Supergirl, que vem do Universo Compacto, onde ela é feita de protomatéria. Essa Supergirl é chamada de Matriz, e ao final dessa história, Superman ao ver que Zod e seus 2 fiéis seguidores destruíram o Universo Compacto e são muito mais fortes que ele, decide tomar uma decisão que o muda para sempre, que é matar os 3 usando a Kryptonita do Universo Compacto, então Superman assiste os 3 morrerem enquanto eles imploram pela vida.
Essa é uma das únicas HQs que o Superman já matou alguém, sendo uma grande mudança nos ideais que o herói acredita.


                                                     Aventuras do Superman #463 (1990)
  Essa é mais uma das clássicas corridas entre o Flash e o Superman, e desta vez a corrida foi organizada pelo Mr. Mxyzptlk.


                                                            Action Comics #662 (1991)

 Nessa grande edição de Action Comics é mostrado o Superman revelando a sua identidade secreta para Lois Lane.

 
                                          A Morte e o Retorno do Superman (1992-1993)



 A Morte do Superman é muito adorada por uns (eu por exemplo) e odiada pra caramba por outros, eu postei apenas as edições lançadas no Brasil pela Editora Abril pois a saga é realmente grande, tendo umas 40 edições, porém a edição 75 da revista Superman que mostra a morte do personagem.
É uma saga muito importante na vida do Superman e do Universo DC pois nos apresenta novos personagens, o Superboy que é o clone do Superman que também é conhecido como Kon-El ou Connor Kent, nos apresenta o Superciborgue, o Apocalipse um dos mais mortais vilões do Superman, mostra o Erradicador e o Aço, John Henry Irons, e nesta mesma saga, Coast City, a cidade de Hal Jordan é destruída por Mongul e leva Hal Jordan a ficar louco e causar a Zero Hora.


                                     A Batalha Por Metrópolis e Metrópolis Caída (1994)


Uma das primeiras aventuras do Superman após seu retorno a vida, eu ainda não li por falta de tempo, mas já esta aqui pronta pois é um grande arco do Homem de Aço!


                                                     Superman Voltar a Morrer! (1994)


Neste arco, Superman começa a duvidar se ele realmente voltou para a vida, mas na verdade ele estava sendo controlado mentalmente, e por trás de tudo está um dos seus grandes inimigos, o Brainiac.


                                                          Superman vol 2 #118 (1996)
 Conhecida como O Retorno de Lois Lane vai para o Himalaia pra investigar a Herína, que estava infestada em Metrópolis, e encontra um monge que ajuda ela a decidir sobre sua vida com Clark, essa HQ é muito importante pois nos leva diretamente à essa :

                                                    O Casamento do Superman (1996)
 Finalmente, uma HQ que eu infelizmente ainda não li pois tenho quer ler o Retorno de Lois Lane antes, mas estou muito ansioso por mostrar o casamento do Superman e outra coisa, nessa HQ ele corta o cabelo longo ridículo que usou após a morte que marcou também o personagem nos anos 90.


                                                         Superman Paz na Terra (1999)
Esse é um quadrinho que vale a pena 100% de se ler, desenhado por Alex Fucking Ross, conta sobre um Superman muito mais bondoso, que tenta solucionar todos os problemas do mundo, e não limita-se apenas aos Estados Unidos, ele leva comida às favelas no Brasil, na África, tenta impedir uma guerra em outro país, mas mesmo fazendo de tudo ele percebe que não consegue salvar a todos.
O importante é mostrar o Superman mais humanizado, e com um tom mais puxado para a vida real, e é realmente perfeita de se ler.
Confira uma arte do Ross da parte que ele leva comida aos pobres do Rio de Janeiro :



                                                  


                                                      
Bom galera, essa é a segunda parte, a terceira parte já vai começar a ser feita agora, e será todos os quadrinhos realmente importantes da década de 2000!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Escrever comentários
Edu
AUTOR
8 de abril de 2017 às 19:56 delete

Muito bom o guia! Superman Vale muito a pena. Gosto muito do Lex das edições 1 e 2 do Superman V2 do Byrne. O cara é cínico, cruel, chantagista, desumano e prepotente. Muito legal!

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
13 de novembro de 2018 às 06:50 delete

To aguardando ansiosamente a terceira parte. Seu trabalho é incrivel, mano. Parabens.

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8