Guia de Leitura: Superman - Parte 1

                                
O Superman é meu herói favorito, acompanho ele nos quadrinhos à quase 2 anos, e quero fazer uma matéria do que é clássico e vale a pena ler dele em ordem cronológica, e nesse resumo terá edições que eu ainda não li.


                              Um breve resumo da linha editorial do Superman.

O Superman foi o primeiro super-herói a aparecer nos quadrinhos, e teve vários títulos de publicações, e dentre eles estão Action Comics e Superman.
A revista Action Comics em seu primeiro volume durou 904 edições mais a edição 0 e 13 anuais, de 1938 à 2011, e seu segundo volume já está na edição número 40 mais a edição 0 e 3 anuais.

A revista Superman em seu primeiro volume, teve 714 edições mais a 0 e 14 anuais, que começou em 1939 e terminou em 2011. A revista durou até edição 423, mas como houve o reboot, um novo volume iria começar com uma nova linha editorial de publicações da revista Superman, então a antiga passaria a se chamar As Aventuras do Superman, e então começou o 2º volume da revista Superman, que durou de 1987 até 2006, então no mesmo ano a revista Aventuras do Superman, que era a antiga revista Superman voltou a ter o nome original na edição 650, durando até a 714 em 2011.

Em 2011 a DC Comics deu um novo reboot e a revista Superman começou seu 3º volume, que está atualmente na edição 40 mais a edição 0 e 3 anuais.

Agora vamos ao que interessa...

                                                            PRÉ-CRISE

                                           Action Comics #1 (1938) 

Essa foi a primeira aparição do Superman e de super-heróis no geral, ela é o início da era de heróis em quadrinhos, uma edição realmente marcante e que vale uns 3 milhões de dólares, nessa HQ é contada resumidamente que é o Superman e de onde ele vem, sem uma grande origem, e nesta época (1938) o mundo estava entrando na Segunda Guerra Mundial, e o Superman era um personagem meio que ''ignorante'', pois não tinha muita dó de bandido. Essa HQ inicia a chamada Era de Ouro que dura de 1938 a 1956.

                                                            
                                                                              Superman #1 (1939)
 Essa HQ é um clássico pois inicia o primeiro volume da revista solo do Superman contando uma origem um pouco mais detalhada de como ele cresceu e se tornou Clark Kent.

                                                                   
                                                                                    
                                                                                        Action Comics #23 (1940)
 Em Action Comics 23 é mostrada pela primeira vez o maior vilão do Superman, Lex Luthor! Se passa durante um pequeno arco de histórias da época chamado Europa Em Guerra, ou seja,  se passava durante a Segunda Guerra Mundial.



                                                                                  Superman #17 (1942)                           


Essa é uma HQ que eu ainda não li, porém a capa dela é reconhecida por muita gente devido ao fato de Superman estar derrotando Hitler. Essa HQ foi publicada durante a Segunda Guerra Mundial, e marca devidamente por mostrar o Superman acabando com líder do Nazismo.
                   
                                                                             Superman #53 (1948)
  Essa foi a HQ que realmente contou como Krypton explodiu, como Kal-El caiu na Terra e cresceu, ou seja, ela conta a origem definitiva do Superman da Era de Ouro, sendo uma história muito importante devido à sua data de publicação entre todas as diferentes origens do herói.

                   
                                                                             Superman #76 (1952)
 Outra história importante, esse foi o primeiro encontro do Superman com o Batman, que por incrível que pareça, se conheceram num cruzeiro, onde tiveram que dividir o mesmo quarto por um engano, então os 2 se unem e ficam conhecidos como a Maior Dupla na Terra ou Os Melhores do Mundo.


                                                          Action Comics #241 e #242 (1958)

As 2 histórias são clássicas sendo uma lançada após a outra, veja o porque.
Na edição 241 de Action Comics, é apresentado para os leitores que a Fortaleza da Solidão, ou seja, a casa do Superman é protegida com uma super chave gigante dourada que apenas o Superman consegue levantar.
Na edição 242 é apresentado um dos maiores vilões do Superman, Brainiac, que coletava cidades de mundos que estavam morrendo e engarrafava elas para ter em sua coleção, sendo que ele também coletou Kandor, a cidade capital de Krypton.    


                                                                        Action Comics #252 (1959)
                                                

Uma HQ realmente marcante para a vida do Superman, nos apresentando Kara Zor-El, a prima do Superman, filha de seu tio Zor-El e de sua tia Alura In-Ze, que posteriormente se torna a Supergirl.
É mostrado que Argo City (cidade da família da Supergirl) sobreviveu à explosão de Krypton devido a um super escudo construído por Zor-El, mas a população estava morrendo sem o planeta, então seu pai a manda para a Terra para viver com seu primo, que é o campeão da Terra.



                                                                                    Superman #141 ( 1960)
 A história Retorno à Krypton é uma HQ que já foi republicada por outros escritores como homenagem à essa em particular onde o Superman volta no tempo e encontra Krypton antes de ser destruído, reencontrando assim seus pais.                                                                                                                                           
                                                                          
  
                                                                                 Adventure Comics #271 (1960) 
Nesta história, vemos o Superboy (explicarei mais a frente) quando conheceu Lex Luthor pela primeira vez, mostrando sua origem, e mostrando o motivo por Luthor odiar tanto o Superman.
O motivo na verdade é mais tosco do que pode se imaginar, sendo ele pois na tentativa de ajudar Lex, Clark sem querer assopra e faz os produtos químicos fazerem seu cabelo cair...é, durante a Era de Prata, as histórias passaram a ser mais cômicas, ''engraçadas'' e bobas, explicarei mais a frente.


                                               
                                                                                  Superman #146 (1961)              

Essa é a história que conta a origem do Superman durante o período da Era de Prata dos Quadrinhos, que se passa de 1956 à 1970, mostrando uma nova origem sem alterar muito sua história, porém na Era de Prata ficou estabelecido que em sua adolescência, Clark atuou como Superboy em Smallville, ou seja, ele era um herói desde que era jovem, e usava uma roupa igual à sua roupa do Superman.
A Era de Prata foi muito boa por criar personagens marcantes (Barry Allen, Hal Jordan, etc.) e tantas histórias que inspiram outras até hoje, mas também foi motivo pra muita vergonha, como quando vários editores do Superman escrevia, como modificar e criar poderes novos a cada edição e nunca mais usá-los, como levantar vários planetas, segurar um buraco negro, soltar mini-supermen da mão, telepatia, telecinese, ventriloquismo, espirro que destrói galáxias, ser 10x mais rápido que a luz, e um punhado de bizarrices da época.


                                                                 

                                            Superman #164 (1963)
 

Na história ''A Batalha entre Luthor e Superman'', temos um momento marcante, pois Luthor desafia Superman para uma batalha de igual para igual, então eles vão a um planeta onde o Superman não tem poderes, e após brigarem, eles se separam. Luthor encontra um povo que sofre após guerras e que não tem água nem tecnologia, então ele resolve ajudá-los de todo meio possível, mostrando que Luthor não é totalmente um monstro, e com a ajuda do Superman, ele consegue finalmente fornecer água para a população. Após isso, a população começou a idolatrar Lex e o planeta passou a se chamar Lexor.


                                                                                  Superman #199 (1967)
  O Superman e o Flash já se enfrentaram várias vezes quando se trata de corrida, e esta foi a primeira vez que os 2 entraram nesse embate de velocidade, lembrando que nessa época a velocidade do Superman era maior que a da luz, então era uma corrida muito interessante de se ver.


                                 

                                                                              Superman #233-242 (1971)
Sendo uma capa famosa escrita ''Kryptonita Nunca Mais!'', essa HQ marca o início da Era de Bronze, que dura de 1971 à 1986, e da edição 233 a 242, a origem do Superman é recontada de uma forma mais séria, e também ocorre a ''Saga do Homem-Areia'', que é clássica. 
Na Era de Bronze, os quadrinhos começaram a ser muito mais sombrios, a amizade do Superman e do Batman era na verdade forçada, sendo que eles chegavam a ser rivais, e acabou com o clima comédia da Era de Prata, e a partir daqui, Clark Kent torna-se o âncora do Planeta Diário, ele perde sua imunidade à Kryptonita pois antes era assim com bandidos, ''Olha o Superman, deixa eu catar a Kryptonita aqui no canto e acabou''...HUEHUEHEUE. Porém com sua imunidade diminuiu 50% seus poderes, ele não viaja mais rápido que a luz, não ergue planetas e tals kkkk, ou seja, ficou com um tom bem mais sério.

                                                                                  Superman #247 (1972)
Outra clássica história do Superman na qual conta se realmente ''Deve Haver Um Superman?'', ou seja, os Guardiões do Universo questionam se o Superman deve mesmo existir pois é acusado de atrapalhar no desenvolvimento da humanidade.

                                                                                 Superman #292 (1975)
Outro quadrinho importante por mostrar melhor toda a raiva que Lex Luthor tem pelo Superman, e sua vontade de vê-lo sempre sofrer.

                       
                                                                          Superman vs The Amazing Spiderman (1976)
Esse é um grande marco geral dos quadrinhos, de 2 editoras diferentes, foi o primeiro encontro entre a DC Comics e a Marvel, que gerou um incrível sucesso mostrando os 2 maiores ícones juntos. 
Obs.: Para evitar brigas, coloquei ''maiores ícones'' pois eles são os personagens que mais se destacam em cada editora, mas sem desmerecer nenhum ou dizer que um é melhor que o outro.


                                                                        
                                                                              Superman vs Muhammad Ali (1978)
Outra edição clássica de encontros, onde o Superman e o Muhammad Ali tem que treinar para se enfrentar em um ringue de boxe alienígena, e mostra o Superman tomando uma verdadeira surra do grande lutador, o que foi o máximo de se ver na época que foi publicado.


                                                                      DC Comics Presents #29 (1981)
Uma história que recomendo a todos os fãs do Superman lerem, é realmente incrível, chama-se ''Onde Nenhum Superman Foi Antes'', na história, a Supergirl entra em transe e começa a voar pelo espaço em uma velocidade muito alta e se perde, Superman então vai atrás dela desesperado, então ele passa além do seu limite, atravessando a barreira dimensional, chegando assim à encontrar o infinito, fora de sua própria realidade, e quando encontra sua prima, ele quase alcança ela quando é parado pelo Espectro, que por uma ordem de Deus (a Voz, ou a Presença), diz que ele estava indo onde os mortais são proibidos.
Após a tentativa falha de lutar contra o Espectro, ele conversa com ele e com a Voz de Deus, então pede sua prima de volta, sendo que era a única coisa que ele devia ter feito desde o início. Kara então é rematerializada nos braços do Superman.


                                                                                       Action Comics #544 (1983)
 Essa clássica história do Superman conta quando Luthor deixa um Satélite na Terra que pode destruir Metrópolis, porém ele está em seu planeta Lexor (o planeta da população que ele ajudou), então ele constrói um traje para derrotar o Superman. Quando Superman vai ao planeta para tirar satisfação devido ao Satélite, Lex entra em uma grande briga com o Super, e num erro, ele sem querer atinge uma parte que levava ao núcleo do planeta. 
O núcleo fica instável e Lex não tem nem tempo de salvar sua mulher e seu filho quando o planeta explode, matando todos que estavam lá, e no final, vemos Lex chorando dizendo ao Superman que ele vai pagar.

                                                                          DC Comics Presents #85 (1985)
Uma clássica história escrita por Alan Moore, na HQ o Superman é infectado por um vírus, e o Monstro do Pântano ao ver que ele está enlouquecendo consegue ajudá-lo.

                                                                       Superman Annual #11 (1985) 
                    
Outra clássica história escrita por Alan Moore, foi até adaptada para o desenho Liga da Justiça Sem Limites com o mesmo nome da HQ (Para o Homem Que Tem Tudo), e conta que no aniversário do Superman, ele junto com Batman e Mulher-Maravilha enfrentam Mongul, que coloca sobre ele uma planta que cria seu maior sonho e pesadelo, então ele se vê em Krypton com uma vida tranquila quando o planeta é destruído.

                                                                           Superman #416 (1986)       
Nesta história, vemos Luthor ser detido novamente pelo Superman, mas como era o aniversário de Albert Einstein, ele decide não deixar uma pessoa se afogar, então o Superman que vê a cena o leva para o Instituto Smithsoniano em Washington, onde tinha a estátua do centésimo aniversário de Einstein.

                                               Superman #423 e Action Comics #583 (1986)


 Uma das melhores histórias do Superman até hoje, escrita pelo mestre Alan Moore, chamada ''Superman : O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?''  é a última HQ do Superman antes da Crise nas Infinitas Terras, ou seja, a última história do Superman Pré-Crise, e a maioria dos personagens importantes morrem como Lana Lang, Pete Ross, Krypto, e no final Superman derrota e mata, sim ele mata seu maior inimigo, o Mr. Mxyzptlk, que mostrou sua verdadeira aparência e poder.
Após matar o duende, Superman acha que não merece ser um herói novamente então ele entra numa câmara de Kryptonita Dourada e perde seus poderes permanentemente, passando a viver seus dias com Lois Lane.


Bom pessoal, essa é a primeira parte do mini guia de leitura para entender bem a vida do Superman, e na próxima publicação falarei das melhores HQs Pós-Crise, de 1986 à 2011.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

6 comentários

Escrever comentários
srthurguixrl
AUTOR
31 de março de 2016 às 13:46 delete

aqui: http://intothecomicverse.blogspot.com.br/2015/04/superman-mini-guia-de-leitura-parte-2.html

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
6 de março de 2017 às 16:17 delete

Tem algum lugar pra baixar essas hqs?

Responder
avatar
Edu
AUTOR
8 de abril de 2017 às 20:03 delete

Daí só li Alan Moore, o encontro com o Aranha e o os dois encadernados do J.L. Garcia-López (panini). Estes apresentam o embate com a Mulher-Maravilha. Vlw pelo guia!

Responder
avatar
Marcio Maxy
AUTOR
27 de junho de 2019 às 03:36 delete

Ola amigo gostei muito do seu guia do Superman, sou do Forum Baú da DC, e gostaria, que voce entrasse pra nossa equipe com seu guia e fosse atualizando ele junto com os links das edição traduzidas por nós entre em contato no zap 16-991045697

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8