Guia de Leitura: Lanterna Verde - Parte 1

Bom galera, agora é a hora de fazermos um guia de leitura do Lanterna Verde e de sua tropa, e diferente dos outros guias que eu fiz, não irei falar da Pré-Crise pois eu nunca li materiais do Lanterna Verde relacionados a essa era, irei apenas então mencionar 2 quadrinhos importantes e depois iremos para o Pós-Crise, de 1986 a 2011!

Vamos lá então...


                                                       All American Comics #16 (1940)

 

Essa é a primeira vez que o nome Lanterna Verde apareceu na história, e conta a origem de Alan Scott, o Lanterna Verde da Terra-2, que ganhou seus poderes após usar uma lanterna.
Esse Lanterna Verde não deve ser confundido com a Tropa dos Lanternas Verdes, pois nessa cronologia, ele é o único, e seu poder não é a força de vontade, e sim mágica, e sua fraqueza é que seu anel não funciona em madeira.


                                                               Showcase #22 (1959)


A revista Showcase foi a responsável por nos apresentar o Flash Barry Allen (Showcase #4) e agora reformula totalmente a origem do Lanterna Verde na Era de Prata, e nessa nova cronologia, o protagonista é Hal Jordan, que trabalha como piloto de testes, mora em Coast City e foi escolhido por Abin Sur, um Lanterna Verde que estava gravemente ferido, para usar seu anel e se juntar à Tropa dos Lanternas Verdes, pode materializar o que quiser e sua fraqueza é a cor amarela.


                                                 Crise Nas Infinitas Terras #1-12 (1985)


Eu menciono esta saga toda vez que faço um guia pois ela tem tamanha importância para todos os personagens, e eu não mencionei nos outros guias, mas ela é muito importante para os Lanternas Verdes pois aqui mostra a origem de Krona, um antigo Oano que quis quebrar a ÚNICA lei Universal que existia, que era de não saber a origem da criação, e o babaca foi lá, construiu uma máquina, viu tudo e deu uma explosão, surgindo um Multiverso.


                                           Lanterna Verde Amanhecer Esmeralda (1989)


 Após a Crise, vários personagens ganharam origens clássicas, Superman teve O Homem de Aço de John Byrne, Batman teve o Ano Um de Frank Miller, Mulher-Maravilha teve Deuses e Mortais de George Pérez, e o Lanterna Verde não foi diferente, sua origem foi recontada de uma maneira muito boa, atualizando para os dias da época, e é realmente até hoje uma das melhores origens do personagem. Aqui temos a morte do pai de Hal por acidente, ele recebendo o anel, a morte de Abin Sur, ele sobrevivendo à uma explosão nuclear com o anel e muito mais!


                                                    Lanterna Verde Vol 3 #1-8 (1990)

 Esse é um dos únicos que eu ainda não li do Lanterna, mas apresentando de forma geral, essa é a nova revista do Lanterna Verde contando suas novas aventuras após o reboot de Crise Nas Infinitas Terras, sendo o primeiro arco junto com John Stewart e Guy Gardner.

Curiosidades : Cada Lanterna tem um setor designado e  seu número, a Terra fica no setor 2814, e sendo 3600 setores espaciais e 2 Lanternas para cada, sendo um total de quase 7200 Lanternas, porém para a Terra, temos 4 Lanternas, sendo Hal Jordan o Lanterna Verde do Setor 2814.1, Guy Gardner o 2814.2, John Stewart o 2814.3 e Kyle Rayner 2814.4.

                                           Lanterna Verde Amanhecer Esmeralda II (1991)

Sendo continuação direta de Amanhecer Esmeralda, Hal vai preso pelo acidente com seu amigo, então lá Sinestro o encontra e começa seu treinamento com Hal Jordan, após as edições, Hal descobre que o planeta de Sinestro, Korugar, é governado de uma maneira em que Sinestro é um tirano, e a população tem medo dele, então Sinestro é banido da Tropa pelos Guardiões e Katma-Tui assume seu lugar, uma testemunha no julgamento de Sinestro.
É uma HQ boa, porém não chega a ser melhor que a primeira.

                                                           Superman Vol 2 #80 (1993)

 Uma HQ do Superman? O que ela tem a ver? Então amigos, nessa edição que se passa durante o arco O Retorno do Superman durante a grande saga da Morte do Superman, o Mongul DESTRÓI  Coast City, a cidade de Hal Jordan com uma nave que tinha como objetivo transformar a Terra no Mundo Bélico e quase toda a população morre também. Essa HQ é muito importante pois nos leva diretamente nessa aqui :


                                           Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda (1994)

Aqui, Hal Jordan fica louco e não acredita que sua cidade, que tanto se dedicou a proteger, foi destruída, então ele tenta reconstruí-la com seu anel, mas não tem poder para isso, fazendo então ele ir atrás de mais poder, ele mata vários membros da Tropa e inclusive os Guardiões (sobrando apenas 1 chamado Ganthet) e ele consegue um poder muito grande com toda a energia da Tropa para ele, então ele começa a se chamar de Parallax!

                                                Lanterna Verde Novo Amanhecer (1994)

Os Guardiões estão mortos, apenas 1 restou e a Tropa dos Lanternas Verdes não existem mais, então Ganhtet o último Guardião que é muito gente boa, encontra um garoto que é um artista plástico freelancer no lugar certo na hora certa, quando vê que ele tem o potencial para dar seguimento à Tropa.
Kyle então aceita, e se torna o novo Lanterna, e não sabe como ser um, não sabe ser um Lanterna, ele enfrenta Mongul e tem a ajuda do Superman, a namorada dele, Alex, é morta pelo Major Força, e então esse arco nos leva diretamente para essa saga aqui :


                                                     Zero Hora : Crise No Tempo (1994)

Nesta saga, Hal Jordan como Parallax tenta simplesmente recriar a realidade criando outro Big Bang para salvar sua cidade, só...
Eu gosto muito dessa saga, e óbvio que Hal é detido, mas teve consequências pois mesmo não recriando o Big Bang, com os heróis lá no início de tudo, algumas coisas mudaram, como a origem do Superman de Byrne que foi apagada e tals.
Após essa saga, Kyle Rayner é oficialmente o novo Lanterna Verde!

                                                 Lanterna Verde Batismo de Fogo (1995)



Outro arco que eu ainda não li, reúne as edições 59 a 75 da revista do Lanterna Verde, é continuação direta de Novo Amanhecer mostrando Kyle Rayner em seu primeiro arco como o novo Lanterna Verde.


                                                                A Noite Final (1996)


 Nesta saga, um alienígena chamado o Devorador de Sóis, e vai destruí-lo, o mundo inteiro então está congelando, Superman não tem seus poderes,  e uma alienígena chamada Dunk chega para ajudar a Terra para que não tenha o mesmo destino que seu planeta.
Resumindo, alguém tinha que ir ao Sol para destruir o Devorador, então Ferro vai no lugar de Superman pois seria uma viagem só de ida, então Hal Jordan como Parallax chega e quer ajudar, então ele impede o garoto de morrer, entra no Sol e se sacrifica para destruir o Devorador e salvar todos.
Então, Hal Jordan morre, e na saga Dia de Julgamento que eu Nem Li & Nem Lerei (dupla sertaneja HU3), ele se transforma no novo Espectro, o Espírito da Vingança de Deus!


                                               ERA GEOFF JOHNS

                                                   
                                                  Lanterna Verde : Renascimento (2004)

       
Geoff Johns que atualmente é um dos responsáveis pelos títulos da Liga da Justiça e Superman na DC Comics, foi o cara que realmente mudou abruptamente o personagem, elevando ele a um nível totalmente diferente com uma criatividade sem igual e aumentando muito as vendas da editora.

Nessa HQ, é descoberto que Hal na verdade desde que colocou o anel, estava sujeito a uma desgraça, pois os Guardiões mantinham a entidade do medo chamada Parallax dentro da bateria do anel, e então um pouco foi para o Hal, o por isso do antigo cabelo branco, e o comportamento mais agressivo, então nessa trama, Hal luta para se livrar de Parallax quando seu corpo é novamente ressuscitado e então ele se livra da influência da criatura.

Após isso, a Tropa começa a se reerguer com John Stewart, Kyler Rayner, Guy Gardner, Hal Jordan e Kilowog.

                                                      Lanterna Verde Sem Medo (2005)

Aqui no quarto volume da revista do Lanterna Verde, reunindo as edições 1 a 6, temos Hal Jordan de volta as HQs como Lanterna Verde, e neste primeiro arco ele enfrenta alguns Caçadores Cósmicos, enfrenta o Mão Negra, encontra Hector Hammond, sofre um certo preconceito da Tropa por ter matado vários membros antigamente.

                                          Tropa dos Lanternas Verdes : Recarga (2005)


Aqui é mostrado a Tropa dos Lanternas Verdes se reerguendo novamente, e é apresentada nessa minissérie em 6 edições uma das minhas Lanternas Verdes favoritas, a Soranik Natu, que vem de Korugar, o planeta de Sinestro e é uma médica muito boa, porém ela não é aceita mais em seu planeta todo após receber o anel devido à tirania de Sinestro, então a Tropa tem que proteger Oa de aranhas robóticas vindas do sistema Vega, um setor fora do alcance da Tropa, também é nos apresentado Vath de Rann e Isamot de Thanagar, e nessa mesma época está acontecendo a Guerra de Rann-Thanagar que leva diretamente à essa saga :


                                                             Crise Infinita (2005-2006)

Aqui está um grande evento importante, e mesmo já falando dela outras vezes, vou contar o porque é importante para as HQs do Lanterna Verde, nessa saga, o Superboy Primordial e Alexander Luthor querem recriar a Terra perfeita, pois a atual (Nova Terra, criada após a Crise) estava uma porcaria, o Superman matou, morreu, o Batman quebrou a coluna, Mulher-Maravilha assassinou Maxwell Lord, Hal Jordan matou quase a Tropa toda...
Então, resumindo, Alexander na tentativa falha de recriar a Terra Perfeita, é interrompido durante a batalha de Superboy contra Superboy Primordial que acabam destruindo a máquina que tinha o Antimonitor.
Superboy morre, o Primordial ainda vive, então Superman e Superman da Terra-2 vão atrás dele, eles passam por um sol vermelho e caem em Mogo, então Superboy mata o Superman da Terra-2 e é impedido pelo Superman.
 Superboy é então aprisionado em uma prisão dentro de um sol vermelho em Oa e supervisionado por Lanternas Verdes a todo instante.


Não percam a segunda parte do guia, que irei falar sobre toda a fase da Guerra das Luzes, sendo a Guerra dos Anéis, Noite Mais Densa, Dia Mais Claro, Guerra dos Lanternas Verdes, Novos 52, etc!

          
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

6 comentários

Escrever comentários
thiago
AUTOR
11 de março de 2016 às 09:37 delete

Esse guia ficou muito maneiro, sempre boiava nas historias deles, vcs colocam cada evento importante, parabens.

Responder
avatar
22 de março de 2016 às 20:14 delete

Muito obrigado. Vocês foram o único guia completo mesmo que me fez entender a cronologia doida q é a DC.

Responder
avatar
Alemão
AUTOR
30 de junho de 2016 às 01:33 delete

É exatamente essa a ordem a ser seguida neh

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
24 de março de 2017 às 07:00 delete

Parabéns ficou muito legal o guia.

Responder
avatar
25 de setembro de 2019 às 16:39 delete

Muito bom esse guia, mas podiam dar menos spoilers, quando eu for ler as historias agora ja vou saber metade dos eventos mais importantes

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8