75 anos de quadrinhos em um Flash!!! Parte 2


A HISTÓRIA DO FLASH!!! PARTE 2

                          PÓS-CRISE (1987-2011)

                                                                         The Flash Vol 2 #01 (1987)
 Após a Crise nas Infinitas Terras, a DC Comics zerou sua cronologia, e não existia mais nenhum universo paralelo, mas a Crise chegou a acontecer, porém poucos se sabe sobre ela, e ninguém além do Pirata-Psíquico se lembra das Infinitas Terras, e o que se lembra é que o Antimonitor tentou destruir o Universo e que Barry Allen morreu salvando o todos.
Em 1987, começa o segundo volume da série editorial do Flash, nesse título vemos Wally West mais crescido, com mais responsabilidade agindo como Flash na cidade de Keystone City, vizinha de Central City onde Barry atuava, porém e ele continuava apenas correndo a no máximo mach 3 devido à Crise.

                                                                         The Flash Vol 2 #62-65 (1992)
 Durante as 4 edições de Nascido para Correr ou Flash Ano Um, escrito por Mark Waid, a origem de Wally West é recontada, mostrando um pouco de Barry Allen como seu mentor ensinando-o a controlar seus poderes, vibrar através de paredes, e também quando Wally descobre que se continuar correndo muito corre o risco de morrer. É apenas a origem de Wally com poucas mudanças da que é vista em The Flash #110.

                                                                  The Flash Vol 2 #74-79 (1993)
 Esse é o famoso arco escrito por Mark Waid chamado O Retorno de Barry Allen, na qual do nada aparece uma pessoa dizendo que é Barry Allen, o antigo e falecido Flash, e era realmente a mesma pessoa, Wally fica muito feliz por um tempo com seu tio vivo, porém Wally e Jay começam a perceber que o suposto Barry estava agindo de uma forma muito estranha, sendo muito agressivo, e deixando Wally para morrer para que ele se tornasse novamente o único Flash. Mais tarde é contado que o suposto Barry era na verdade Eobard Thawne, que conseguiu assumir a aparência de Barry usando a super velocidade, então Wally fica furioso e derrota o Flash-Reverso em uma épica cena!
Esta saga também mostra a 1ª aparição de Max Mercury, um velocista do século 19 que entrou em contato com uma estranha energia que lhe deu super velocidade.
Wally derrota o Professor Zoom/Flash Reverso.

                                                                            The Flash Vol 2 #92-94 (1994)
 Essa história em 3 edições escrita por Mark Waid chamada de A Saga do Impulso mostra a origem de Bart Allen, o Impulso!
Nessa HQ é mostrado a volta de Iris West do futuro para o presente para que Wally ajude ela a curar seu neto, Bart Allen, filho de um dos filhos de Iris e Barry Allen.
Bart nasceu com a super velocidade de seu avô, porém ele estava com uma doença, cada vez que  corria, envelhecia rápido. Wally consegue estabilizar os poderes de Bart ao final do quadrinho, e também é explicado que os pais de Iris que são do século 30 recuperaram sua essência após ser morta pelo Flash-Reverso e deram a ela um novo corpo, então quando Barry vai ao futuro, ele fica um mês com Iris, depois parte deixando ela com gêmeos, Don e Dawn Allen.

                                                                                           The Flash Vol 2 #0, 95-101 (1994)
  Escrita por Mark Waid, esse arco trata-se da história Velocidade Terminal, que mudou a vida de Wally West para sempre, após os eventos de Zero Hora, onde Wally ficou perdido no fluxo temporal, ele acaba correndo mais que seu próprio limite, então ele viaja no tempo, porém ao fazer isso ele acaba entrando em contato com algo desconhecido até agora, uma energia que dava à todos os velocistas seus poderes, uma energia chamada a Força da Aceleração, que é toda a energia cinética existente no universo.
Após a saga Velocidade Terminal, Wally West passou a se tornar o Flash mais poderoso que existe, pois ele podia passar a velocidade da luz quando quisesse, podia dar e retirar a energia cinética para pessoas e objetos, porém quando ele tentava vibrar através das coisas elas explodiam pois a Força da Aceleração sobrecarregava as partículas. Nessa saga mostrou também que quando um velocista atinge seu limite máximo, ele se junta à Força da Aceleração, mostrando então que Barry não morreu, e sim entrou dentro dela.

                                                                  The Flash Vol 2 #197-200 (2003)
 Escrito por Geoff Johns, outro responsável por aumentar a qualidade dos quadrinhos do Flash assim como Mark Waid, no arco Blitz é contada a origem do Zoom, o novo Flash-Reverso.
Neste quadrinho mostra Zolomon Hunter, um amigo de Wally que sabe que ele é o Flash, no hospital.
Hunter sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas, então ele pede para Wally voltar no tempo e impedir isso de acontecer, porém Wally se recusa pois alterar a linha do tempo é muito perigoso, então ele vai na esteira cósmica para tentar consertar as coisas e acaba tendo uma grande explosão, após isso Hunter consegue voltar a andar e descobre uma habilidade nova, ele na verdade não se move em super velocidade, ele consegue dobrar o tempo e o espaço à sua volta, dando a impressão de velocidade, ou seja, era um vilão muito perigoso por manipular o espaço e o tempo a sua volta.
Wally consegue derrotá-lo após absorver a Força da Aceleração de Jay, Bart e da Jesse Quick, pois Zoom era muito rápido mesmo para ele, então Wally derrota Hunter em uma batalha em Super Velocidade.
Zolomon Hunter, o Zoom/Flash-Reverso.

                                                                     Crise de Identidade #1-7 (2003)

Esta não é uma HQ especificamente do Flash, mas da Liga da Justiça.
A história se trata da investigação do assassinato de Sue Dibny, a mulher de Ralph Dibny, o Homem-Elástico, porém neste quadrinho é contado segredos sujos da Liga da Justiça na qual envolviam Barry Allen.

                                                                        Crise Infinita #4 (2005)
 Durante a onda de surto do Superboy Primordial contra os Novos Titãs, o Flash Wally West, Jay Garrick e Bart Allen (que agora assume o manto de Kid-Flash) se juntam para aprisioná-lo na Força da Aceleração, pois ele era muito mais forte que o próprio Superman, então os 3 velocistas o empurram e ao quase alcançar a Força da Aceleração eles contam com a ajuda de Barry Allen, que estava aprisionado nela, então Wally se despede de Linda (sua esposa) e ela diz que ela e sua família vai com ele, então toda a família West entra na Força da Aceleração levando com eles o Superboy Primordial.
Após a família West desaparecer, Superboy Primordial retorna, e a Força da Aceleração está desaparecida, cabendo então a Bart Allen assumir o manto de Flash até Wally e sua família voltar.

                                                                                             Flash O Homem Mais Rápido Vivo #1-13
 Eu não li este quadrinho, apenas vi resenhas e resumos, mas trata-se de Bart Allen assumindo o manto de Flash temporariamente agora que a Força da Aceleração desapareceu. Na edição 13 Bart Allen é morto pelo Inércia e pela Galeria de Vilões.

                                                                         Liga da Justiça da América Vol 2 #10 (2006)
 Essa HQ é o último capítulo do arco A Saga do Relâmpago, que é um crossover da revista Liga da Justiça da América e Sociedade da Justiça da América, e na última edição Wally, Linda, Irey e Jay West retornam da Força da Aceleração, os filhos de Wally desenvolveram poderes ao entrar em contato com ela.

                                                                                           Crise Final #1-7 (2009)
 Durante a mega saga Crise Final, é revelado a volta de Barry Allen, que está correndo da personificação da Morte. Após isso, Barry volta para casa junto com Wally e Jay.
Sem descanso ainda Wally e Barry reencontram com a Morte e correm dele o mais rápido possível, fazendo com que ele atravesse Darkseid, destruindo sua influência sobre os humanos e sobre a Equação Antivida.
Durante um arco dentro da Crise Final chamado A Legião dos 3 Mundos, no século 31, com a ajuda do Superman e das Legiões de 3 universos diferentes, o Superboy (Connor Kent) e o Kid-Flash (Bart Allen) retornam a vida para derrotar o Superboy Primordial que estava destruindo tudo com sua Legião de Super Vilões.

                                                                                                 Flash : Renascimento (2009)

Uma história consagrada escrita por Geoff Johns, mostra o retorno definitivo de Barry Allen para os quadrinhos após a Crise Final. Nesse quadrinho que está servindo de inspiração para série atual, é mostrado que a mãe de Barry Allen foi assassinada misteriosamente e seu pai foi culpado, preso por seu assassinato e morto na prisão, Barry então se torna o Flash pois estudou ciência forense para descobrir quem matou sua mãe, e estava na hora exata do acidente.

É contada nessa HQ que o Flash-Reverso Eobard Thawne (após ressuscitar durante a saga Noite Mais Densa) quando recebeu o uniforme do Flash, utilizou a Força da Aceleração e criou uma própria, a Força da Aceleração Negativa, na qual permitia ele viajar tranquilamente no tempo, então Thawne revela à Barry que tentou de todas as maneiras acabar com a vida dele moralmente, mas uma coisa sempre o mantinha feliz, sua mãe, então, o Flash-Reverso revela a Barry Allen que matou sua mãe.
Barry então junto com a ajuda de todos os velocistas (Jay, Wally, Irey West, Jesse Quick, Max Mercury) derrotam o Flash-Reverso, e Barry volta a atuar em Central City como o Flash!

                                                                                 The Flash Vol 3 #1-12 (2010)
 

 Após Flash : Renascimento, o Flash (Barry Allen) volta a ter uma revista solo em poucas edições, mostrando como Barry está lidando com a notícia de Thawne ter matado sua mãe, é uma leitura quase que obrigatória para ler o último arco de histórias pós-crise da DC Comics.

                                                                                         Flashpoint/Ponto de Ignição #1-5 (2011)


Ao final da última publicação de Flash Vol 3 #12, mostra um relâmpago dizendo que tudo vai mudar.
No início da saga, Barry acorda em seu escritório e percebe que não tem os poderes, a Liga da Justiça não existe, Mulher-Maravilha e Aquaman estão em guerra, e o mundo está quase no fim, o Batman é Thomas Wayne, pai do falecido Bruce Wayne, e mais um monte de mudanças.
Barry recria o acidente que lhe deu os poderes com a ajuda de Thomas Wayne e pensa que Eobard Thawne, o Flash-Reverso é o culpado pelo mundo ter mudado, então ao fim de quase tudo em uma grande luta contra Thawne, Barry descobre que a culpa de tudo estar acontecendo é dele, e que o mundo mudou pois ele voltou no tempo e salvou sua mãe, e como ele quebrou a barreira do tempo, ele gerou ondas de distorção temporal que a partir daquele ponto de ignição, mudou alguns detalhes de grandes eventos e alterou toda a linha do tempo. Thawne então é morto por Thomas Wayne. o Batman, pois ele estava absorvendo a Força da Aceleração e não permitia que Barry voltasse para consertar tudo.
Após isso Barry volta ao fluxo temporal pois o segredo para que milhões não morram é que sua mãe morra, então ele conversa com ela, que entende a situação, então Barry volta a correr e vê uma estranha mulher chamada Pandora e vê 3 linhas temporais diferentes, que acabam sendo mescladas em 1 só, formando a nova realidade que conhecemos atualmente dos Novos 52.

                                                                                The Flash Vol 4 #1-edição atual (2011)
 Nessa nova cronologia, Wally ainda não existe, Eobard Thawne não aparece, Barry não se lembra de nada de antes como a Crise Nas Infinitas Terras, Wally, Jay, Crise Final.
A mãe de Barry ainda morreu misteriosamente e ele está fazendo de tudo para descobrir quem a matou, o pai de Barry está vivo e ele está tentando tirá-lo da prisão, e ele não namora com Iris West, e sim com Patty Spivot, uma antiga companheira de trabalho na antiga linha temporal.
Na edição número 40 de Flash dos Novos 52 mostra o Flash-Reverso Eobard Thawne novamente vivo.
Flash-Reverso Eobard Thawne nos Novos 52.


Bom é isso, se houver alguns erros avise nos comentários pois tentei resumir toda a história geral do Flash em 2 publicações.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Escrever comentários
mairon...xd
AUTOR
9 de maio de 2015 às 13:12 delete

mas tipo, eu devo ler só as que você falou? o guia ficou meio confuso

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
10 de maio de 2015 às 09:35 delete

Não precisa ser só as que eu falei, essas são apenas as mais importantes para a cronologia, mas há diversas edições que eu não citei que podem ser lidas de boa!

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8